domingo, 18 de outubro de 2009

17/10/09 - 25o. dia - Macau (RN) - Canoa Quebrada (CE)





Localidades visitadas: Pendência, Alto do Rodrigues, Porto do Mangue, Areia Branca, Mossoró, Grossos, Tibau, Icapuí e Canoa Quebrada.

Como é sábado, hoje foi o dia dos moto clubes. Logo cedo, na padaria, dois membros do Macau Moto Clube - Asas do Asfalto, me abordaram para conversar e me dar adesivos do clube.
Em Mossoró, eunquanto descansava após o almoço, uma pessoa me sugeriu ir à sede do Moto Clube Carcarás que ficava a poucos metros dali. Chegando lá o pessoal estava almoçando num encontro muito animado. Não almocei novamente, mas comi uns salgados e ainda catei outros para levar. Me deram adesivos e uma camiseta do clube. A minha recepção no grupo foi ofuscada, porém, por duas BMW´s que dois membros acabavam de trazer de São Paulo. Parece que tinham chegado pouco antes de mim e exaltavam, com justiça, a performance das máquinas.
Todo percurso de hoje foi em terras onde jorra petróleo. Todos as cidades que passei recebem róialtes da Petrobrás, porém, lamentavelmente, o dinheiro não aparece como benfeitoria em muitas.
Gostei de Guamaré e Areia Branca. A primeira nem parece uma cidade do nordeste de tão limpa e iluminada. Mas as pessoas que conversei acham que, por receber dinheiro da perfuraração e da refinaria, a cidade deveria reber mais benefícios.
Areia Branca é lindinha. Os políticos de lá têm bom gosto e cuidado.
Por outro lado, Macau, Pendência e Alto Rodriges, são muito feias. Sobretudo as duas últimas, onde as ruas estão em péssimas condições e o esgoto corre a céu aberto.
Um assessor parlamentar de Pendência me disse que o poder da cidade manteve-se durante 40 anos com a mesma família. Viva nossa querida Morrinhos!!
Mossoró é uma cidade com 400 mil habitantes, muito rica e muito bem cuidada. Deve ser a cidade com mais motocicleta por habitante do Brasil. Seria conveniente fazer um estudo de mercado para montar uma oficina de moto nessa cidade.
Na foto estou passando por um braço do mar que rompeu a estrada. Foi coragem o medo agora é da ferrugem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário