domingo, 18 de outubro de 2009

15/10/09 - 23o. dia - Praia da Pipa - Touros (RN)



Cidades e praias visitadas: Tibaú do Sul, Pirangi do sula, Pirangi do Norte, Praia de Pointa Negra, Natal, Redinha, Genipabu, Maracajaú, Canaubinha e Touros.
O litoral sul do Rio Grande do Norte é muito bonito. A cor da água do Mar é belíssima e as dunas exuberantes. Os destaques da viagem foram Pirangi do Norte, Natal e Touros.
Em Pirangi fica o maior cajueiro do mundo. Já interditaram meia pista da rodovia para dar passagem às ramificações da árvore.
Natal, por ser linda. Das capitais que passei, nesta viagem, foi, sem dúvida, a mais bela, mais planejada e muito bem cuidada. Se tivesse que escolher uma capital para morar, seria lá. Ruas largas e diversas avenidas de duas pistas. Parece que todos os prédios foram construídos na última década. Estão como novos.
A cidade de Touros foi onde dormi. Armei minha barraca na praia enquanto alguns pescadores ainda voltava do mar. Enquanto armava a barraca, as pessoas se aglomeravam em torno da "celestina". Logo veio as ofertas para banho e até de comida. Terminando a montagem sentei em um banco da praia e fui falar das minhas aventuras e especular sobre a cidade e a vida deles.
Um cidadão, aparentemente mais culto, afirmou que existem provas convicentes que foi em Touros o descobrimento do Brasil. Antes de Cabral, outras embarcações afundaram na costa da cidade. Ele alega que foi a política européia da época que decidiu Portugal como descobridor.
O papo foi intenrompido com a chegada de uma jangada do alto mar. Aqui essa embarcação tem o nome de "paquete". Na minha época de adolescente esse nome significava mestruação, por isso me soou mal o termo.
Perguntei sobre tudo que via. O nome das peças, da embarcação, quanto tempo ficam no mar, onde pescam e quanto ganham por mês. Eles ganham muito pouco, pelo que me informaram, algo em torno de R$ 50,00 por dia, em média e trabalham muito.
Existem o "paquete" pequeno que fica pescando no "cascalho" - área próxima da práia - e o grande que fica em alto mar sem nenhuma visão da terra. Esses passam até 24 horas no mar e para voltar a noite, para casa, vem pelo rumo até ver a luzes da cidade ou do farol.
É absolutamente desconfortável ficar três ou quatro pessoas aconchegado naquela prancha cuja vela ocupa a maior parte do espaço.
Conforme planejei, as 3:30 da manhã estava em pé para vê-los jogar os paquetes no mar. O que mais me emocionou foi o esforço de um velho para empurrar a sua. Ele tem aparencia de uns 70 anos, baixinho e com a pernas muito emborcadas. Felizmente para ele, a solidariedade entre os pescadores é muito grande. Logo sua embarcação estava no mar. Com ele foi um jovem de uns 20 anos. Pensei: "se idade pesar, o barco vai tombar".
Após assistir a partida deles fui preparar a minha.
Touros fica na "esquina" do Brasil. O sol nasce às 3:50, ao sul, e às 18 hs já está noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário